quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tipos de narração.

  • Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos.
    Ao contrário da descrição, que é estática, a narração é eminentemente dinâmica.Nela predominam os verbos.Aqui, o importante está na ação. No "o que aconteceu".

    Tipós de Narração: 
    Narrador Personagem:
    A) Quando o narrador participa do enredo, é personagem atuante, diz-se que é narrador-personagem ou participante. Isto constitui o foco narrativo ou ponto de vista da 1ª pessoa. Ou seja, Tati, o narrador participa da história.
    Ex:
    "Clarice chegou em minha casa e foi logo se sentando.Perguntou-me sobre as crianças e fui curta e grossa na resposta. Não queria que continuasse ali, na minha casa, não depois de tudo que ela me fez na noite passada". 

    Narrador Observador:
    B) Chamamos de narrador-observador ao que serve de intermediário entre o episódio e o leitor- é o foco narrativo em terceira pessoa. O narrador não participa da ação, apenas conta a história. 
    (ex: jornais e revistas)
    Ex:
    "João tirou o facão da bainha com uma certeza em mente: ferir fatalmente seu rival, com um único golpe certeiro que lhe ferisse o corpo, a alma e o orgulho. Assim o fez, puxou a arma e viu jorrar o sangue de Pedro, o traidor." 

    Narrador Onisciente:
    C) Ocorre casos em que o narrador é classificado como onisciente, pelo fato de dominar o lado psíquico de suas personagens, antepondo-se às suas ações. Este tipo de narrador faz uma leitura crítica de tudo em seu personagem, como se fosse sua consciência.   
    Ex:
    "Maria estava certa que aquilo era tudo sonho. A sua cabeça, flamejava. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, olhava em todos os rostos e não via um sinal de consolo. Pegou o ônibus, uma atividade tão rotineira quanto sua vida comum e sem emoções. A rua sempre esteve deserta. Maria sempre deserta.
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário