quinta-feira, 16 de abril de 2015

Teorias da comunicação.

1. Teoria hipodérmica: Todos os indivíduos são facilmente manipulados. Os efeitos são limitados, mas não há resistência para que a mensagem seja difundida.

2. Modelo de Lasswell: Com base na teoria hipodérmica, compreender o alcance e efeito das mensagens transmitidas pela mídia requer responder às seguintes questões: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”. Ainda o poder de manipulação na comunicação se faz presente.

3. Teoria da persuasão: As pessoas podem ou não aceitar as informações. Tudo depende de seu interesse à determinado assunto.

4. Teoria Empírica de Campos: Como na terceira teoria, o indivíduo ainda pode aceitar ou não, mas quem recebe a mensagem, passa a “sofrer” influencias da mídia, além das relações sociais que compõem esse processo de comunicação.

5. Teoria Fundamentalista: Foi nessa teoria que o foco dos estudos mudou radicalmente. Antes, era no indivíduo, agora passa a ser na ação social das pessoas enquanto consumidoras do que é oferecido pela mídia.

6. Teoria Crítica: O conceito de Indústria Cultural foi desenvolvido por Adorno e Horkheimer. Segundo eles, a mídia atua como um instrumento capitalista. A cultura é tratada como um produto, transformando a arte em “coisa”. Os meios de comunicação de massa controlam e impedem que as pessoas pensem. Tudo é produto de venda.

7. Cultura Culturológica: Todos nós somos cúmplices, pois a cultura de massa não é sozinha e não há imposição da mídia.

8. Teoria do agendamento: A mídia define o que é importante ser difundido. Ela pode trazer uma realidade distante da qual o receptor da mensagem encontra-se.

9. Gatekeeper (Guardiões do portão): Os profissionais de comunicação definem o que será vinculado. Tudo depende do interesse da empresa de comunicação.

10. Newsmaking: O profissional da mídia pode fabricar o que será noticiado, reforçando os interesses da empresa de comunicação. Essa teoria pode ser considerada como uma versão aprimorada do Gatekeeper.
Todas as teorias foram importantes e decisivas dentro das épocas em que atuaram. As três últimas são consideradas o momento atual da mídia no mundo. Hoje, quantidade de notícias e informações oferecidas ao público em tempo real, faz com que a qualidade e apuração sejam rasas, pois o público é generalizado.

Algumas bandas nacionais manifestam-se através de suas músicas contra a mídia e sua comunicação em massa, que trata-nos como números e massa de manobra.

Alguns exemplos: 


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