A revolução dos meios de comunicação
Hoje em dia podemos admitir que estamos perante uma sociedade capitalista
de informação. O principal fator de desenvolvimento destas sociedades foi precisamente
a revolução dos meios de comunicação.
Os meios de comunicação que pertencem à chamada revolução destes meios são
essencialmente a rádio, o cinema e a imprensa que foram criados mesmo antes do
século XX, mas a sua grande evolução verificou-se na primeira metade deste
século, logo após á primeira guerra mundial. O que levou a esta revolução foram
as melhorias das condições económicas, e o desenvolvimento do ensino, que
permitiu ao aumento da alfabetização e desta forma as pessoas tinham mais
capacidades para estudarem e investigarem em áreas relacionadas com a
tecnologia e com o avanço. Assim, a imprensa foi um dos meios de comunicação
que mais sofreu alterações, tornando-se um meio acessível, o vocabulário era
simples, recorrendo a frases curtas e ao mesmo tempo tinha a vantagem de ser
mais econômica.
Por sua vez, o livro deixou de ser um meio de comunicação relevante
(principalmente pelas classes sociais mais elevadas) tornando-se assim um
produto de consumo corrente e popular.
Os jornais também sofreram profundas alterações, até pela necessidade de
atraírem os leitores, encheram as suas páginas de histórias sensacionalistas,
de títulos mirabolantes e de fotografias chocantes. Começaram a surgir, também,
as páginas dedicadas ao desporto e as páginas “cor-de-rosa” (que pretendiam cativar
o público feminino). A par dos jornais generalistas, começaram a surgir as
revistas temáticas. Estas, rapidamente passaram a ser rotina dos leitores de
classe média.
Mais tarde na segunda metade deste século surge a televisão e décadas
depois a Internet.
Por consequência desta
revolução, começam a surgir as primeiras publicidades e as propagandas
políticas.
As sociedades que acima
foram referidas, foram impulsionadas precisamente pelos media, que através do seu poder de comunicação, iludiam nas suas
campanhas publicitárias as pessoas a comprarem produtos de toda a variedade e
qualidade, sendo estes muitas vezes supérfluos.
Por sua vez, os
políticos utilizavam a facilidade e eficácia destes meios para manipularem a
opinião pública.
Podemos então inferir que a massificação da vida pública
e a consolidação da sociedade de consumo que vivemos atualmente, são
resultados da uma revolução dos meios de comunicação que impulsionaram esta
nova forma de estar e viver.
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