quarta-feira, 22 de abril de 2015

A revolução dos meios de comunicação

A revolução dos meios de comunicação

Hoje em dia podemos admitir que estamos perante uma sociedade capitalista de informação. O principal fator de desenvolvimento destas sociedades foi precisamente a revolução dos meios de comunicação.
Os meios de comunicação que pertencem à chamada revolução destes meios são essencialmente a rádio, o cinema e a imprensa que foram criados mesmo antes do século XX, mas a sua grande evolução verificou-se na primeira metade deste século, logo após á primeira guerra mundial. O que levou a esta revolução foram as melhorias das condições económicas, e o desenvolvimento do ensino, que permitiu ao aumento da alfabetização e desta forma as pessoas tinham mais capacidades para estudarem e investigarem em áreas relacionadas com a tecnologia e com o avanço. Assim, a imprensa foi um dos meios de comunicação que mais sofreu alterações, tornando-se um meio acessível, o vocabulário era simples, recorrendo a frases curtas e ao mesmo tempo tinha a vantagem de ser mais econômica.
Por sua vez, o livro deixou de ser um meio de comunicação relevante (principalmente pelas classes sociais mais elevadas) tornando-se assim um produto de consumo corrente e popular.
Os jornais também sofreram profundas alterações, até pela necessidade de atraírem os leitores, encheram as suas páginas de histórias sensacionalistas, de títulos mirabolantes e de fotografias chocantes. Começaram a surgir, também, as páginas dedicadas ao desporto e as páginas “cor-de-rosa” (que pretendiam cativar o público feminino). A par dos jornais generalistas, começaram a surgir as revistas temáticas. Estas, rapidamente passaram a ser rotina dos leitores de classe média.
Mais tarde na segunda metade deste século surge a televisão e décadas depois a Internet.
Por consequência desta revolução, começam a surgir as primeiras publicidades e as propagandas políticas.
As sociedades que acima foram referidas, foram impulsionadas precisamente pelos media, que através do seu poder de comunicação, iludiam nas suas campanhas publicitárias as pessoas a comprarem produtos de toda a variedade e qualidade, sendo estes muitas vezes supérfluos.
Por sua vez, os políticos utilizavam a facilidade e eficácia destes meios para manipularem a opinião pública.
            Podemos então inferir que a massificação da vida pública e a consolidação da sociedade de consumo que vivemos atualmente, são resultados da uma revolução dos meios de comunicação que impulsionaram esta nova forma de estar e viver.

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