quinta-feira, 7 de maio de 2015

Formatos de programas e programações com linguagens radiofonicas.

Programação radiofônica:
Muda substancialmente com a evolução das tecnologias de informação no mundo contemporâneo. Informações sobre o trânsito, temperatura, saúde, cotações econômicas, hora certa, descobertas científicas, violência, lazer e comportamento.
O processo de modernização iniciado na década de 1950 exigia que o público estivesse bem informado. É neste contexto que o texto do rádio modifica-se e o radiojornalismo se fortalece com a agilidade própria do meio.

Formato:
O objetivo das rádios comerciais é atingir uma correspondência entre formato, imagem da rádio e faixa de público a que se destina sua programação. Ao adotar o formato informativo a emissora pode emitir outros tipos de programas não informativos, mas independente destas variações na programação, o jornalismo é assumido como valor predominante na programação. Assim, a qualquer momento um programa não informativo poderá ser interrompido com notícias.
A adoção do formato representa, portanto, um nível mais abrangente de enunciado: a mega estrutura do discurso. O formato é o primeiro nível do enunciado, o segundo nível (a grade de programas ou a programação) se estrutura a partir dele.
Os formatos de programa dividem-se em puros e híbridos, e refletem a filosofia de trabalho da empresa.

 Puros:
  • Informativo – voltado para difusão de notícias, podendo incluir opinião, entrevista, conversa com o ouvinte, etc..
  • Musical – ex. FMs, pode ser segmentado
  • Comunitário –kmmlmação voltada para a comunidade, cobre problemas de bairro, os apresentadores tem grande empatia com o público, oferta mensagens de otimismo, explora fatos policiais. Ex. Programa do Paulo Rogério na Rádio Independente
  • Educativo-cultural – adotado por emissoras não comerciais
  • Místico-religioso – explorado por igrejas eletrônicas
  • Participação do ouvinte – mistura ingredientes informativos e comunitários
 Híbridos:
  • Música - Esporte - Notícia
Programas:
A grade de programação serve para delimitar os programas de forma linear. Separa programas distintos com gêneros e conteúdos claramente diferenciados. O fechamento dos programas, que tem começo, meio e fim, destina-se a agendar determinada audiência para um compromisso com dia e hora marcado. A grade é marcada em função de um tempo social, e seu impacto sobre a organização da vida dos diversos grupos humanos. Os ouvintes se habituam à programação, naturalizando a escuta na hora e dia programado ao longo de anos, muitas vezes. Estabelecendo-se aí uma construção mútua de identidade entre os programas e as audiências.
Se a programação radiofônica é o conjunto de programas, o programa constitui-se como a unidade básica. Os programas podem ser informativos ou de entretenimento. 

Programas de entretenimento:
  • Humorísticos
  • Dramatizações
  • Auditório
  • Musicais
Programas informativos:
  • Documentário – aborda um tema em profundidade, envolve montagens e roteiro prévio
  • Entrevistas – conduzido por um apresentador que chama os repórteres, interpela entrevistados, analistas, etc..
  • Reportagem – notícia ou série de notícias sobre o mesmo tema, com entrevistas feitas por um repórter
  • Boletim – notícia geralmente falada ao vivo pelo repórter no local onde está acontecendo o fato, mas pode ser gravada e mesclar falas do repórter com entrevistas ou sons ilustrativos
  • de opinião – predominam as opiniões do apresentador, que apresenta uma visão quase pessoal da realidade
  • Mesa-redonda – baseado na opinião dos convidados ou participantes. Procura aprofundar temas da atualidade. Pode ser em forma de painel (quando as opiniões se complementam com o objetivo de dar um quadro completo do assunto), ou em forma de debate (quando o objetivo é apresentar opiniões que se conflituam)
  • Utilidade pública – refere-se a informações sobre o corte da rede de água em determinada comunidade, horários de banco durante feriado, etc…
  • Noticiário – este tipo de programa desdobra-se em:
    • Informativo especializado – tem área de cobertura delimitada. Ex. esporte
    • Síntese noticiosa – dura de cinco a dez minutos, com cerca de dez notícias, aborda os principais fatos em textos curtos e diretos. Geralmente são inserções de hora em hora, a exemplo do Repórter Esso. As notícias são editadas por proximidade.
    • Radiojornalismo – versão radiofônica dos periódicos impressos reunidos em editorias, regiões geográficas, similaridade ou, ainda, podem estar organizados em forma de fluxo (quando a emissão é constante)
    • Edição extra – mini informativo noticiando um acontecimento de última hora, geralmente de grande impacto
    • Toque informativo – uma ou duas notícias entre blocos musicais, dadas de forma improvisada. Muito usados em FMs musicais
Radiorevista – ou programa de variedades, reúne aspectos informativos e de entretenimento, prestação de serviços, músicas, horóscopo, entrevistas, cultura, medicina, direito, lazer, etc…

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